Fontes do Agita News informara que ordens superiores do Partido, forçou a militante Graciete Dombolo retirou a sua candidatura ao cargo de secretária-geral da Organização da Mulher Angolana (OMA), por decisão política, .
A decisão deverá ser comunicada oficialmente ainda hoje ao Bureau Político do MPLA.
O Agita News sabe, a Secretaria sessante da OMA, Joana Tomas, já estão de costas viradas com o Presidente do Partido João Lourenço, por discordâncias.
Com esta posição, Emília Carlota Dias avança como candidata única à liderança da OMA, sucedendo a Joana Tomás no cargo de secretária-geral.
Recorde-se que o Bureau Político do MPLA já havia ratificado os resultados das candidaturas à secretaria-geral da OMA. No apuramento, Emília Carlota Sebastião Celestino Dias obteve 115 votos (71%), seguida de Graciete Sungua, com 49 votos (26%), enquanto Maria de Lourdes Caposso somou 16 votos (8,5%), ficando fora da disputa.
A campanha eleitoral teve início na segunda-feira, 19, com a duração prevista de 15 dias.
O 8.º Congresso Ordinário da OMA decorrerá de 28 de Fevereiro a 1 de Março, sob o lema “Mulher Angolana Unida para Transformar os Desafios em Conquista”, e contará com a participação de cerca de 2.500 delegadas, provenientes de todas as províncias do país e dos comités no exterior.
O congresso tem como objectivo reforçar o papel da mulher angolana na política, na economia e na sociedade, consolidando os avanços alcançados e definindo novas estratégias para os desafios futuros do país.
