Presença do general em acto do MPLA apanhou estruturas de surpresa
Fonte: Agita News
Contra todas as expectativas — e em pleno clima de tensão política — o General reformado Higino Lopes Carneiro marcou presença, neste sábado, no acto político de massa na Centralidade do Kilamba, alusivo aos 69 anos da fundação do MPLA.
A aparição do general caiu como uma bomba política dentro das estruturas do partido. Segundo relatos recolhidos pelo Agita News, muitos dirigentes não esperavam ver Higino Carneiro em público, semanas depois de ter sido constituído arguido em dois processos anunciados pela Procuradoria-Geral da República.
APLAUDIDO PELA BASE, OBSERVADO PELA CÚPULA
Apesar do ambiente sensível, o que se viu no terreno foi outro cenário: militantes aclamaram o general, cumprimentaram-no calorosamente e fizeram questão de demonstrar apoio explícito, num sinal claro de que a base continua com Higino Carneiro.
Fontes partidárias admitem que o carisma do general e o respeito acumulado ao longo de décadas continuam intactos, independentemente das pressões judiciais e políticas em curso.
RECADO POLÍTICO OU SIMPLES PRESENÇA?
A pergunta que ecoou no Kilamba e nos corredores do partido foi inevitável:
Higino Carneiro foi apenas celebrar o MPLA ou quis mostrar que não está politicamente morto?
Uma coisa é certa: a sua presença quebrou narrativas, expôs nervosismo interno e mostrou que o general continua a ser um factor político incontornável.
